Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABAV Nacional

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu mobiliza trade turístico

ABAV Nacional apoia pleito das agências de viagens de Foz do Iguaçu (PR)

Foi assinado na última terça-feira (17) o documento que reitera o pedido de revisão do Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu. A iniciativa, que foi fruto de uma reunião realizada em Brasília e na qual a ABAV Nacional esteve representada por Felipe Gonzalez, vice-presidente da ABAV-PR e ex-Secretário de Turismo de Foz do Iguaçu (PR), representa a preocupação das entidades que atuam no setor de viagens e turismo com a repercussão provocada pela Portaria 163, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Aprovada em março deste ano, vetou a entrada e a circulação de táxis e veículos de turismo no Parque a partir do dia 29 de dezembro.

A petição reitera o pedido de suspensão da portaria, uma vez que reduzirá a demanda de serviços de transporte de turistas, o que resultará em desemprego, perdas econômicas e inadimplência. Além disso, a portaria representa enorme prejuízo para as agências de turismo, tendo em vista que aproximadamente 20% dos visitantes do Parque preferem ser transportados por empresas especializadas em turismo receptivo – são 115 agências em atividade no destino, que abriga uma das sete maravilhas mundiais da natureza.

O documento também ressalta Foz do Iguaçu como um dos principais destinos nacionais e cuja importância será realçada em 2014 e 2016 devido à realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Por este motivo, é preciso ampliar os investimentos direcionados ao atendimento qualificado e diferenciado para superar as expectativas dos grupos de turistas que apresentam exigências e particularidades. Exemplo: estrangeiros, público infantil, idosos, portadores de necessidades especiais, entre outros.

O requerimento expressa ainda que a medida poderá resultar em redução da atividade econômica e na consequente demissão de profissionais dos setores de hotelaria e gastronomia, que hoje respondem por mais de 8.500 empregos diretos. Do mesmo modo, pode acarretar perda de competitividade turística do destino brasileiro frente ao lado argentino do Parque das Cataratas e consequente evasão de divisas.

Batalha antiga

Desde o ano passado, a ABAV Nacional tenta reverter a decisão liminar da 2ª Vara Cível da Subseção Judiciária de Foz do Iguaçu, que definiu que o transporte de turistas no interior do Parque deveria ser exercido por uma única empresa.

A voz uníssona dos profissionais do setor, em defesa da imediata revisão dos termos que vigoram em confronto com a defesa do interesse público, constitui passo decisivo no processo de conscientização dos cidadãos sobre a importância de bem receber os turistas. “É uma causa justa e importante para que Foz do Iguaçu possa continuar mantendo sua condição de ser um dos principais destinos turísticos de padrão internacionalâ€, exalta Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br